Se um voo for atrasado ou houver uma espera de mais de 4 horas, a companhia aérea é obrigada a fornecer alimentação, comunicação, transporte e, se necessário, acomodação gratuitamente.
Também pode haver indenização por danos morais, especialmente se houver prejuízos profissionais ou sociais.
Overbooking ocorre quando não há assentos suficientes na aeronave e um passageiro é deslocado para dar lugar a outro.
Muitas vezes, os passageiros são reacomodados em outros voos, com alteração no itinerário ou escala não programada. Esta prática é comum entre as linhas aéreas e pode levar à indenização por danos morais.
Se o voo for cancelado, os passageiros têm os mesmos direitos de quem teve um voo atrasado.
Se o atraso for superior a 4 horas, ou se houver problemas com perda de conexão, pernoite não programado e/ou transporte terrestre, pode haver indenização por danos morais.
Overbooking ocorre quando não há assentos suficientes na aeronave e um passageiro é deslocado para dar lugar a outro.
Muitas vezes, os passageiros são reacomodados em outros voos, com alteração no itinerário ou escala não programada.
Esta prática é comum entre as linhas aéreas e pode levar
à indenização por danos morais.
Como funciona o processo?